José Chaves Cruz fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa | fotográfico |
José Chaves Cruz fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa | fotográfico |
José Chaves Cruz fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa | fotográfico |
José Chaves Cruz fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa | fotográfico |
José Chaves Cruz fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa | fotográfico |
José Chaves Cruz fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa | fotográfico |
António Carneiro, retrato de Afonso Lopes Vieira, 1912. |
fotografias de Daniel Soares Ferreira, São Pedro do Sul |
fotografias de Daniel Soares Ferreira, São Pedro do Sul |
fotografias de Daniel Soares Ferreira, São Pedro do Sul |
fotografias de Daniel Soares Ferreira, São Pedro do Sul |
fotografias de Daniel Soares Ferreira, São Pedro do Sul |
Largos largos largos LARGOS HORIZONTES
- não te recordarei. Há um país fatal,
existe uma zona de aventura, um segredo.
O amor possui o tempo - Ignora
que já não há velas nem os capitães
são agora donos de seus barcos.
Tudo que nos transporta participa
do nosso imparável movimento.
Ignora
que os ancoradouros são para navios
mas os navios partem
e por vezes não regressam
Todos os meus amigos são rosas brancas
todo o meu amor é ave lenta
No entanto
prefiro-me veneziano rápido
oferecendo anéis aos mendigos
vestir-me de rubro e negro para ti
ao som dos clarins
fluir viagem de flores súplice de perigo
os navios partem
por vezes não regressam e todavia
eis O SUL - uma palavra, um gesto
um lugar, um anel
- rápido som de clarim
Viagem de Flores
Perigo
este é o tempo em que morrem os príncipes
ao sol posto num final sereno
e se iniciam os ritos bárbaros
da Grande Velocidade
manchas no céu da noite
quebram e reunem seus corpos
em cósmicos espelhos
enquanto um mágico aceno de fluor
descreve a partida das nossas frotas
na imensidão azul escura
cristalizando no oculto um sentido
para a vida e para a morte
concretizando o movimento dos nossos músculos
- um brilho que cheira a limo e sal.
Sobre os cadáveres assim incorruptíveis
dos velhos príncipes desagregados no mar
passam os navios
e a geração angélica e terrível
talha o seu destino sobrehumano
onde a noite vai expulsar os astros
iniciar-se, e ter um nome diferente.
fotografia de Inês Dias, 2014 |
luis manuel gaspar, «o poço», 'ronda das horas lentas' (1980-1989) |
Helena Nilo | Setembro 2014 |
fotografia de Fantasy Diving |