terça-feira, 28 de setembro de 2021

Os ex-votos no contexto da religiosidade popular

 

Um dia depois de os Portugueses terem ido a votos – nas eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021 –, o programa Palavras Cruzadas*, de Dalila Carvalho, na Antena 2, é dedicado aos ex-votos, tema abordado por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa..

Tópicos e intervenientes das emissões deste programa na semana de 27 de setembro a 1 de outubro:

1. O que são os «ex-votos»? Como serviram estas representações populares para contornar o analfabetismo na comunicação com as divindades, o que retratam e que origens podem ter. A estas questões responde Teresa de Ataíde Malafaia, professora  associada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

2. Há «ex-votos» que são monumentos nacionais, na verdadeira aceção da palavra: igrejas e mosteiros construídos como forma de pagar promessas. Francisco Ferreira da Silva (doutorando da FLUL, antigo jornalista de economia), ensina a caminhar por Lisboa e a descobrir ex-votos nas paredes da cidade.

3. O «envolvimento social dos «ex-votos: o que eles têm para dar à sociedade nos dias de hoje é o tópico tratado pela professora Nélia Cruz (FLUL), que dirige um projeto de investigação sobre ex-votos marítimos.

4. O comparativismo dos «ex-votos leva Francisco Ferreira da Silva a falar-nos nas diferenças de promessas e de milagres entre os devotos de diferentes países e continentes.

5. Por fim, o que são «ex-votos marítimos» e porque resolveu dar a este projeto de investigação o nome de "Memórias Viajantes", na explicação da sua autora Nélia Cruz.
https://www.rtp.pt/play/p8296/e569908/palavras-cruzadas


No programa
Palavras Cruzadas, Antena 2, de 27 de setembro a 1 de outubro de 2021,às 09h50 e 18h20) https://www.rtp.pt/antena2/destaques/palavras-cruzadas-2-a-6-feira-9h55-18h20_4639


in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/atualidades/noticias/os-ex-votos-no-contexto-da-religiosidade-popular/3579 [consultado em 28-09-2021]



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário