domingo, 4 de dezembro de 2011

Igreja de Santa Barbara, em Manadas (São Jorge)



Santa Bárbara, é uma imagem encontrada no mar próximo a 4 de Dezembro de 1485, pelo marítimo do lugar Joaquim António da Silveira, a qual se encontrava dentro de uma caixa com uma cruz de pedra.

O povo juntou-se ao marítimo e, foram arrematadas 10 cabeças de gado cujo produto reverteu para a construção da primitiva igreja, a qual ficou concluída nesse mesmo ano com pora virada ao Poente e a sacristia para Nascente e uma janela em sina. À volta da da Igreja, havia o cemitério e também uma carneira do lado norte.

Posteriormente, reunidos na pequena igreja de Santa Bárbara das Manadas e da pequena parcela da Urzela (Urzelina) foi deliberado que se construísse uma igreja de maiores dimensões, cuja pedra fundamental foi o amor a Deus.

E assim foi levantado o mais belo monumento da Ilha de S.Jorge, iniciado a 25 de Julho de 1510, estando concluída toda a sua obra e estrutura, no ano de 1770.

De uma só torre de forma quadrangular em cúpula, com três sinos de belo som. A fachada desta igreja voltada a Oeste, está ornamentada com uma simples mas bela decoração, de pedra basáltica, à volta da porta principal e da janela do coro, sobre a qual, se encontra um nicho com a imagem da padroeira, Santa Bárbara.

No seu interior existe uma pia baptismal do séc XVI, trabalhada em pedra de basalto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário